BLOG

Personalização de apartamento com a construtora, vale a pena?

A personalização de uma residência é uma boa opção para as pessoas que desejam um lar moderno e sofisticado. Quando esse trabalho é realizado com o intuito de proporcionar mais conforto e funcionalidade aos ambientes, acaba valorizando ainda mais o imóvel, além de proporcionar mais qualidade de vida para os moradores. Esse serviço pode ser executado quando o cliente compra um apartamento na planta, onde a construtora realiza as alterações no início da obra. Porém, esse processo de personalização, antes mesmo do apartamento ficar pronto, tem seu ônus e bônus.

As principais vantagens são a comodidade e o prazo, uma vez que o apartamento é entregue pronto quando o cliente recebe a chave. Com isso, o imóvel não precisará passar por uma grande obra depois de pronto. Entretanto, como normalmente a construtora realiza esse trabalho durante dois anos antes da entrega das chaves, uma série de mudanças e imprevistos podem acontecer no meio do caminho, havendo a possibilidade de os clientes mudarem de ideia (o nascimento de um filho pode alterar os planos, por exemplo).

Mas, para mim, a parte mais importante da personalização é a funcionalidade, já que não adianta pensarmos com a construtora apenas na questão estética dos acabamentos sem antes ter focado na parte funcional, pois isso é o arquiteto que vai ajudar o cliente a resolver.

De olho nas desvantagens: além do custo do serviço realizado pela construtora ser caro, ela também pode apresentar uma pequena gama de acabamentos, da mesma forma que existe a possibilidade de ter poucas alternativas de revestimentos, correndo o risco de gerar uma certa frustração para os clientes. Muitas vezes esses acabamentos e revestimentos já não vão existir mais quando o apartamento for entregue, ficando desatualizados por conta do longo prazo de entrega.

O ideal, no meu ponto de vista, é o profissional de arquitetura realizar a personalização do apartamento depois dele pronto. A primeira atitude que colocamos em prática quando pegamos um projeto é estudar o estilo de vida dos moradores, propondo a melhor planta funcional, analisando como tudo será resolvido e setorizando os espaços conforme a dinâmica da família. Quando o cliente me procura para personalizar o imóvel, sempre digo que precisamos pensar no funcional e depois na parte dos acabamentos. O ideal é o cliente me entregar o apartamento totalmente cru, sem nenhum revestimento e sem louças e metais, assim nós temos menos demolição, geramos menos lixo e realizamos o projeto de acordo com o momento de vida atual do cliente.