BLOG

Como funciona o trabalho de um escritório de arquitetura? Quando contratar?

Como acontece em uma empresa, o escritório de arquitetura também é composto por uma equipe, em que cada um cuida de uma parte do trabalho. Sob o comando da arquiteta sócia, aqui, por exemplo, representada pela arquiteta Marina Carvalho, os integrantes dessa grande engrenagem trabalham juntos, em sincronia, para que fluxos de trabalho e, sobretudo, financeiro sejam cumpridos à risca.

Aliás, uma das grandes vantagens do nosso escritório é que trabalhamos como uma butique, alinhando cada solução personalizada para nossos clientes, como uma roupa de alfaiataria. Não nos preocupamos em atender dezenas de projetos de arquitetura e reforma ao mesmo tempo, mas um a um, em que conseguiremos dar mais atenção e dedicação para os mínimos detalhes de todo o processo.

No nosso escritório, o trabalho está dividido, fundamentalmente, em três fases: Projeto e Planejamento | Acompanhamento da Obra | Decoração.

1ª Fase: Projeto e Planejamento: onde entendemos as necessidades e os desejos dos clientes e elaboramos todo o projeto, detalhando soluções e cada item que será usado nos ambientes.

2ª Fase: Acompanhamento da Obra: trata exatamente da execução do projeto, da parte financeira e das indicações de todos os fornecedores, além de cronogramas e acompanhamento presencial da obra.

3ª Fase: Decoração: nesse momento escolhemos os detalhes finais, como quadros, plantas, almofadas, tapetes e os enfeites para a sua casa ficar exatamente como você imaginou.

Sempre surge a dúvida de quando se deve contratar um arquiteto. A nossa sugestão é iniciar o projeto 3 meses antes do recebimento das chaves, isso no caso de imóveis novos. O mesmo vale para reformas, adequações ou melhorias em casas e apartamentos já em uso.

O prazo de um projeto completo, considerando as imagens em 3D, fica em torno de 50 dias. Já a duração mínima da obra é de 4 meses, claro, dependendo do tamanho, dos materiais e da complexidade da reforma.